sexta-feira, 7 de setembro de 2007

CESPE - TEXTO 5 - MEC - Processo Seletivo

Texto comentado por Henrique Nuno Fernandes

Uma característica já visível das sociedades futuras será a superação da diferença entre cidade e campo, pela industrialização das atividades agrícolas em curso e pela expansão das cidades sobre as áreas adjacentes. Outra característica será a superação da distância entre o trabalho braçal — praticamente proscrito — e o trabalho intelectual. A composição da força de trabalho será, majoritariamente, de pessoas com preparo de nível universitário, dedicadas a toda sorte de tarefas, principalmente as educacionais, assistenciais, culturais e recreativas, que experimentarão enorme expansão. Esses níveis mais altos de preparo educacional terão igualmente o efeito de fazer, da maioria dos homens, herdeiros do patrimônio cultural humano, tornado comum, e, de uma proporção ponderável deles, indivíduos capazes de criatividade artística e intelectual.

Darcy Ribeiro. O processo civilizatório — etapas da evolução sociocultural. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 192 (com adaptações).


Julgue se os trechos seguintes estão de acordo com as idéias apresentadas no texto.

1. Como direito inerente ao ser humano, para que os homens sejam efetivamente herdeiros do patrimônio cultural da humanidade, prescinde-se da difusão plena da educação.

1. Item Errado – Para que os homens sejam efetivamente herdeiros do patrimônio cultural da humanidade, é fundamental a difusão plena da educação. Observemos que no item 1 afirma-se exatamente o contrário: “prescinde-se (= não se precisa) da difusão plena da educação”.

2. A industrialização das atividades agrícolas, nas sociedades futuras, decorrerá da enorme expansão de tarefas diversificadas.

2. Item Errado – O autor do texto não diz o motivo da industrialização das atividades agrícolas.

3. Nas sociedades futuras, a distância entre o trabalho intelectual e o braçal será uma característica proscrita na composição da força de trabalho assistencial.

3. Item Errado – Não é a característica que será proscrita; o trabalho braçal é que será praticamente proscrito, por isso haverá a superação da distância entre o trabalho braçal e o trabalho intelectual.

4. As tarefas educacionais, assistenciais, culturais e recreativas provocarão a expansão da força de trabalho sobre as áreas adjacentes às cidades.

4. Item Errado – As tarefas educacionais, assistenciais, culturais e recreativas é que experimentarão enorme expansão.

5. A predominância do trabalho intelectual e do nível de formação universitária facilitará e promoverá a capacidade criativa.

5. Item Correto - A predominância do trabalho intelectual e do nível de formação universitária facilitará e promoverá a capacidade criativa. Vejamos a confirmação no texto: “Esses níveis mais altos de preparo educacional terão igualmente o efeito de fazer, da maioria dos homens, herdeiros do patrimônio cultural humano, tornado comum, e, de uma proporção ponderável deles, indivíduos capazes de criatividade artística e intelectual”.

Nenhum comentário: