sexta-feira, 7 de setembro de 2007

CESPE – TEXTO 9 – DETRAN / PA – Médico – 2006

Texto comentado por Henrique Nuno Fernandes

Não há dúvida: as terras indígenas são fundamentais
para a proteção da floresta amazônica. A certeza é o
resultado de um estudo realizado, durante 18
meses, por cientistas e técnicos da Coordenação
das Organizações Indígenas da Amazônia.

As terras indígenas exercem, na verdade, o papel
de barreiras contra a destruição da Amazônia,
ajudando a preservar cerca de 3,5 milhões de
hectares de florestas. Porém, se não houver mais
apoio para o manejo dessas terras, essa
poderosa ferramenta de proteção da biodiversidade
amazônica não deve se sustentar por muito tempo.

Planeta, abr./2006 (com adaptações).


1. De acordo com o texto, as “terras indígenas”

I fazem parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
II constituem barreiras contra a destruição da Amazônia.
III ajudam a preservar milhões de hectares de florestas.
IV colocam em risco o manejo de proteção à floresta amazônica.
V necessitam de apoio para continuar a proteger a biodiversidade por mais tempo.

A quantidade de itens certos é igual a

a)1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.

1. Resposta: C – Estão corretos três itens: II, III e IV.

Comentário:

I – Item Errado – O texto menciona apenas um estudo realizado por cientistas e técnicos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e uma ONG internacional. Isso não significa que as terras indígenas façam parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e de ONG internacional.

II – Item Correto – O texto afirma que “as terras indígenas exercem, na verdade, o papel de barreiras contra a destruição da Amazônia”.

III – Item Correto – Vejamos no texto: “As terras indígenas exercem, na verdade, o papel de barreiras contra a destruição da Amazônia, ajudando a preservar cerca de 3,5 milhões de hectares de florestas”.

IV – Item Errado – As terras indígenas não colocam em risco o manejo de proteção à floresta amazônica; o que coloca em risco o manejo de proteção à floresta amazônica é a falta de apoio (“se não houver mais apoio para o manejo dessas terras, essa poderosa ferramenta de proteção da biodiversidade amazônica não deve se sustentar por muito tempo”).

V – Item Correto – Vejamos no texto: “...se não houver mais apoio para o manejo dessas terras (= terras indígenas), essa poderosa ferramenta de proteção da biodiversidade amazônica não deve se sustentar por muito tempo”.

2. Com relação à argumentação do texto, assinale a opção em que a expressão não tem a função de enfatizar a certeza do que é afirmado.

a) “Não há dúvida” (l.1)
b) “A certeza” (l.2)
c) “na verdade” (l.5)
d) “se não houver” (l.9)

2. Resposta: D – A expressão “se não houver” indica uma condição, e não uma certeza, isto é, a biodiversidade só se sustentará na condição (hipótese) de haver mais apoio para o manejo das terras indígenas.

3. Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto.

a) Na linha 1, o sinal de dois-pontos introduz uma enumeração de características sobre as “terras indígenas”.
b) Na linha 2, a preposição “por” introduz os agentes da realização do “estudo”.
c) A forma verbal “houver” (l.7) está empregada com o sentido de existir e a sua substituição por este verbo preservaria a correção e a coerência textuais.
d) Na linha 8, a retirada do pronome “se” prejudicaria a correção gramatical do texto porque não respeitaria a significação com que o verbo “sustentar” está empregado.

3. Resposta: A – Os dois-pontos indicam um esclarecimento da idéia anteriormente anunciada. O autor afirma que não há dúvida. Não há dúvida de quê? Resposta: de que ”as terras indígenas são fundamentais para a proteção da floresta amazônica”.

Comentário:

b) Cientistas e técnicos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e uma ONG internacional foram os agentes do estudo.
c) O verbo “haver” significa “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, portanto sua substituição por “existir” manteria a correção e a coerência textuais.
d) O verbo “sustentar”, seguido do pronome “se” significa “equilibrar-se”, “garantir a sobrevivência”. Caso o pronome “se” fosse retirado”, o verbo “sustentar” ficaria com sentido incompleto: “...essa poderosa ferramenta de proteção da biodiversidade amazônica não deve sustentar (o quê?) por muito tempo”

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda, adorei as explicações das questões de português da Cespe/Unb. Sempre tenho dificuldades de identificar os motivos dos meus erros na parte de português dessa organizadora.