sexta-feira, 7 de setembro de 2007

CESPE - TEXTO 4

Texto comentado por Henrique Nuno Fernandes

O que tem de começar a mudar, já, é a idéia de 1
vida no mundo e a idéia do que fazer com a nova
tecnologia. Informação, a rigor, é o que muda um
estado de coisas, um comportamento; o resto é 4
mensagem.

Quando aciono um interruptor e jorra luz em
uma sala escura, posso encontrar o jornal e saber 7
se o dólar subiu; a informação está na notícia, mas,
antes disso, está na luz. Mas acender a luz em
uma sala clara ou em uma sala escura sem que 10
eu tenha algo para procurar não é obter informação:
é apenas expor-me à mensagem. A Internet
ainda é um amontoado de mensagens. Muita coisa 13
tem de mudar nas idéias sobre a vida e o mundo
e sobre a informação na vida e no mundo, para
que a informação de fato mude, para melhor, a 16
vida e o mundo.

(Teixeira Coelho “Mais” In Folha de S. Paulo,
31/12/2000, p. 12 (com adaptações))



01.(adaptada)Assinale a opção que está de acordo com as idéias do texto.

a)Para que haja informação realmente, é preciso que não exista nenhuma forma de transformação.
b)A mensagem pode ser anterior ao que se compreende como informação.
c)As mensagens apresentadas na Internet prescindem de uma ação para que possa ser gerada informação.
d)Atualmente, a tecnologia da informação está assimilada e já mudou a vida para melhor.
e)Ter acesso à mensagem, sem ter interesse ou necessidade, é o suficiente para obter informação.

1. Resposta: B – A mensagem pode ser anterior ao que se compreende como informação, pois, para que se obtenha informação, é necessário que haja alguma transformação.

Comentário:

a) O correto seria: Para que haja informação realmente, é preciso que não exista nenhuma forma de transformação. Segundo o texto, “informação é o que muda (= transforma) um estado de coisas, um comportamento; o resto é mensagem”.
c) O verbo “prescindir” significa “dispensar”. Ao contrário do que afirma a alternativa c, as mensagens apresentadas na Internet necessitam de uma ação para que possa ser gerada informação. De acordo com o texto, “a Internet ainda é um amontoado de mensagens. Muita coisa tem de mudar nas idéias sobre a vida e o mundo e sobre a informação na vida e no mundo, para que a informação de fato mude, para melhor, a vida e o mundo”.
d) Segundo o texto, a tecnologia da informação não está assimilada nem mudou a vida para melhor.
e) Ter acesso à mensagem, sem ter interesse ou necessidade, não é o suficiente para obter informação, pois “muita coisa tem de mudar nas idéias sobre a vida e o mundo e sobre a informação na vida e no mundo, para que a informação de fato mude, para melhor, a vida e o mundo”.

02. (adaptada) Em relação aos elementos que estruturam o texto, assinale a opção correta.

a) o uso da primeira pessoa reflete o interesse em tornar o texto mais objetivo e formal;
b) as expressões “o resto” (l.4), “amontoado” (l.13) e “Muita coisa” (l.13) conferem formalidade ao texto;
c) as escolhas sintáticas e vocabulares do texto configuram um modelo do nível de linguagem próprio da correspondência oficial e dos textos acadêmicos;
d) o sinal de dois-pontos após a palavra “informação” (l.11), se for substituído por vírgula, acarreta prejuízo à correção do texto.
e) no último período, as repetições constituem um jogo de palavras que se configura como recurso estilístico para enfatizar a idéia central do texto.

2. Resposta E – Uma das técnicas da argumentação é o uso da repetição para reforçar a idéia central do texto.

a) O uso da primeira pessoa reflete o interesse em tornar o texto mais subjetivo e coloquial.
b) As expressões “o resto”, “amontoado” e “Muita coisa” conferem ”conferem
informalidade e coloquialidade ao texto.
c) O uso da primeira pessoa do singular e algumas expressões, como “o resto”, “amontoado” e “Muita coisa” caracterizam um texto informal e coloquial. Ora, duas das características da correspondência oficial e dos textos acadêmicos são a impessoalidade (o autor não se deve incluir no texto) e o nível culto de linguagem (não se devem usar expressões coloquiais).
d) O sinal de dois-pontos, após a palavra “informação”, pode ser substituído por vírgula, sem prejuízo da correção do texto, uma vez que se trata de uma explicação.

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