sexta-feira, 7 de setembro de 2007

CESPE – TEXTO 6 – SEAD / EGPA - Enfermeiro

CESPE – TEXTO 6 – SEAD / EGPA - Enfermeiro
Texto comentado por Henrique Nuno Fernandes


Para compreender a exclusão econômica, social e 1
política no Brasil atual, é importante entender a
concentração da riqueza, que, neste início do
século XXI, pode ser percebida em toda a sua 4
desproporcionalidade.

Historicamente, a sociedade brasileira estruturou-se
a partir de um padrão extremamente concentrador 7
da riqueza. Desde o período colonial, a riqueza
gerada no Brasil tem sido muito mal distribuída
entre o conjunto da população. Essa situação 10
manteve-se sempre inalterada até mesmo nos
momentos de transformações profundas na base
econômica nacional. 13

Márcio Pochman. Ricos ficam com os dedos e os anéis.
In: UnB Revista, set./out./nov./2004 (com adaptações).



1. A argumentação do texto centra-se na idéia de que

a) a exclusão econômica e social está estreitamente relacionada à distribuição de renda.
b) a exclusão econômica no Brasil é percebida em toda a sua desproporcionalidade neste início de século.
c) a sociedade brasileira estruturou-se, historicamente, a partir do período colonial.
d) a riqueza gerada no Brasil mantém-se inalterada desde o período colonial.
e) até mesmo transformações profundas na economia não alteram a base social nacional.


1. Resposta: A – Na primeira frase do texto, o autor declara que, “para compreender a exclusão econômica, social e política no Brasil atual, é importante entender a concentração da riqueza”. Nota-se, portanto, que essa exclusão está estreitamente relacionada à concentração de renda, uma vez que concentração de renda significa que a riqueza está nas mãos de uma minoria, excluindo, portanto, a maioria.

Comentário:

b) Não é a exclusão econômica no Brasil que é percebida em toda a sua desproporcionalidade neste início de século. O que é percebido neste começo do século é a concentração de riqueza.
c) O texto não menciona que a sociedade brasileira se estruturou, historicamente, a partir do período colonial. O texto afirma que, “historicamente, a sociedade brasileira estruturou-se a partir de um padrão extremamente concentrador da riqueza”.
d) Não é a riqueza gerada no Brasil que se mantém inalterada desde o período colonial, mas a má distribuição de renda entre o conjunto da população.
e) O texto não diz que até mesmo transformações profundas na economia não alteram a base social nacional; o que se diz é que “essa situação (a má distribuição de riqueza entre o conjunto da população) manteve-se sempre inalterada até mesmo nos momentos de transformações profundas na base econômica nacional”.


2. Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

I. Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituir a expressão “do século XXI” (l.3-4) por de século.

II. Na linha 9, a idéia de continuidade no tempo conferida ao texto pelo emprego da forma verbal “tem sido” já existe em “Desde” (l.8), por isso sua substituição pela forma foi não altera os sentidos da argumentação.

III. As relações semânticas do texto permitem a substituição de “entre o” (l.10) por pelo, sem que se provoque erro gramatical.

IV. Mesmo com a retirada do pronome indicador de indeterminação do sujeito em “manteve-se” (l.11) preservam-se as relações argumentativas e a correção gramatical do texto.

Estão certos apenas os itens

A I e II.
B I e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E II, III e IV


2. Resposta: B

Comentário:

I. Correto – Na expressão “do século” há a presença do artigo “o”, especificando o termo “século”, que significa “neste século”, ou seja, “o século em que estamos”; a expressão “de século”, devido à ausência do artigo “o”, significa “qualquer século”. Assim, a correção gramatical do texto seria mantida, mas o sentido ficaria alterado. No entanto, a presença do pronome “neste” na frase faz com que não tenhamos dúvidas de que o século mencionado seja o atual. Dessa forma, preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituir a expressão “do século XXI” por de século.

II. Errado – A forma verbal “tem sido” indica que a ação se iniciou no passado e que continua no presente; o uso do conectivo “desde” significa “a partir de”, mostrando também o início da ação, mas o uso de “foi” expressa uma ação iniciada e concluída no passado, o que modifica o sentido do texto.

III. Correto – As relações semânticas do texto permitem a substituição de “entre o” por “pelo”, sem que se provoque erro gramatical.

IV. Errado – O pronome “se” é apassivador, e não índice de indeterminação do sujeito, indicando voz passiva sintética (= a situação foi mantida). Ao se usar o pronome apassivador, impessoaliza-se o agente da ação (não sabemos quem manteve essa situação inalterada). Se retirássemos o termo “se”, o verbo manter ficaria sem sentido completo (manter inalterado o quê?).

Nenhum comentário: